Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Pioneer

Sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Sindicato Rural e SENAR-PR: novo curso aborda MIP em morango

As inscrições para a capacitação já estão abertas

O Sistema FAEP/SENAR-PR lançou um novo curso técnico: o foco é a aplicação do Manejo Integrado de Pragas (MIP) na cultura do morango. Responsável pela área de Hortifruti do sistema, a agrônoma Vanessa Reinhart disse em entrevista que existem mais de 20 pragas que atacam aquele cultivo. Conforme avaliou, a importância da nova capacitação é mostrar ao produtor uma visão de manejo de pragas que inclui não só uma nova forma de utilizar defensivos, reduzindo seu uso, mas também outras alternativas – o que, segundo afirma, possibilita redução de despesa naquela tarefa: “Ele (o produtor) vai fazer uma economia na propriedade, vai gastar menos com produto (defensivo), vai saber reconhecer o que é que é uma praga, quais são os organismos que estão ali beneficiando a cultura dele, e, reconhecendo essa praga, vai poder determinar qual vai ser o momento em que realmente precisa entrar com uma medida de controle. Ele vai conhecer todos os outros métodos alternativos, toda a parte de manejo da cultura, de controle biológico”.

Em Guarapuava, o Sindicato Rural já incluiu a novidade na programação de cursos que realiza em parceria com o SENAR-PR e informa que está com inscrições abertas. O pré-requisito para participar é ter uma área com produção de morangos para realizar o monitoramento (estufa ou campo). Tendo por instrutora Karina Caparroz, que já ministrou outros cursos sobre aquela cultura na região, a atividade está prevista para o período de 18 de janeiro a 15 de fevereiro de 2021. Ao longo de uma carga horária de 24 horas, 16h serão dedicadas ao conteúdo teórico, na sede do sindicato, e outras 8h a atividades práticas, com cada aluno realizando MIP em sua área de morango, tanto com acompanhamento da instrutora quanto individualmente.  

Conforme ressaltam sindicato e SENAR-PR, devido ao momento de pandemia, as turmas terão de oito a 12 participantes, podendo estar presente apenas uma pessoa por propriedade. Mais informações podem ser obtidas no setor de mobilização de cursos do Sindicato Rural de Guarapuava (Mery Ribas – 42 3623 1115 ou 42 9 9961 7964, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30). O Sindicato Rural de Guarapuava está situado na Rua Afonso Botelho, nº 58, no Bairro Trianon. 

 

 

 

 

 

Fonte e foto: Sindicato Rural de Guarapuava

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Pioneer