Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Biotrigo

Segunda-feira, 19 de abril de 2021

Semana começa com uma nova edição da REVISTA DO PRODUTOR RURAL

A distribuição da publicação começou hoje mesmo

Chegou nesta segunda-feira, 19 de abril, a edição nº 84 da REVISTA DO PRODUTOR RURAL. Mais uma vez, a publicação, do Sindicato Rural de Guarapuava, traz vários assuntos de interesse dos produtores rurais do centro-sul do Paraná.

A matéria de capa destaca um acontecimento que mostra uma das realizações do cooperativismo agropecuário em nível local: a abertura oficial do frigorífico próprio da Cooperaliança, realizada no último dia 27 de março, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. Diretores da cooperativa falam em entrevista como vêem este importante passo e o que ele significa, já que as instalações permitem também buscar uma ampliação cada vez maior dos mercados – sem contar que se refletiram na abertura de postos de trabalho. A mesma reportagem mostra ainda, de forma resumida, a atuação da Cooperaliança no sentido de levar a seus cooperados, tanto do projeto bovinos quanto do projeto ovinos, informação e tecnologia. Para isso, no final do texto, apresentamos alguns dos diversos eventos e reuniões técnicas registradas ao longo dos anos em nossas matérias sobre a cooperativa que, exatamente graças a esta atitude, vem se tornando uma das referências em seu segmento de atuação.

E ainda nesta linha de mostrar o trabalho do cooperativismo agropecuário do Paraná, a revista traz, como já é tradição, matéria sobre o Dia de Campo de Verão da Agrária, que este ano, devido à pandemia, foi realizado on-line. Nossa matéria apresenta um resumo do conteúdo, feito a partir das palestras dos pesquisadores e de outros convidados. Mais uma vez, vemos o potencial da tecnologia para lavouras mais saudáveis e produtivas. E também de novo os pesquisadores da FAPA dão importantes recados sobre desafios da lavoura, como a cigarrinha, que este ano significou uma preocupação a mais para quem produz milho.

Também nesta questão de pesquisa, a revista vem com outra matéria muito interessante: mostramos que o Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (NITA), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), agora tem uma área na região de Guarapuava.

Já no âmbito da representatividade do setor agropecuário, outro tema é a Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Sindicato Rural de Guarapuava, ocorrida no dia 25 de março, também on-line, devido à pandemia. Se por um lado desta vez não houve a presença de associados além de diretores, por outro a entidade sindical fez um balanço positivo do encontro, porque conseguiu comunicar suas informações com a mesma transparência de sempre e registrou a conexão de diversos produtores no momento da AGO. Ler a matéria é conhecer ainda mais a atuação do sindicato.

No contexto do Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP/SENAR-PR), outra matéria enfoca a posse da diretoria da entidade, que segue liderada por Ágide Meneguette. E uma das linhas de atuação é clara: fortalecer o sistema sindical rural.

Mantendo a característica regional de nossa linha editorial, a revista do Sindicato Rural de Guarapuava chega, além disso, com uma matéria que discute o potencial turístico de um dos lugares mais bonitos do centro-sul paranaense: Faxinal do Céu.

E encerrando o rol de temas de destaque, a edição 84 abre suas páginas para uma pessoa que abre suas portas para todos aqueles que se interessam pela história de Guarapuava e região: Murilo Walter Texeira, que mantém um pequeno (mas muito interessante) museu na residência de sua família, a Casa Benjamin C. Teixeira, bem no centro de Guarapuava. A matéria mostra um pouco de seu trabalho de organizar, preservar e divulgar um acervo de documentos históricos, recebidos de seu pai, fazendo do lugar um dos pontos de partida para se conhecer o passado deste canto do Paraná.

A diretoria do Sindicato Rural de Guarapuava agradece a todos os anunciantes da revista, pela parceria, e a todos os entrevistados, por dedicarem tempo a compartilhar seus conhecimentos e suas vivências. 

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Biotrigo