Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Biotrigo

Quinta-feira, 04 de novembro de 2021

Pulverização com drones

A Innovagro, empresa de pulverização aérea via drones, foi fundada recentemente em Guarapuava pelos engenheiros agrônomos Christoph Ritter, Leonardo Rosa e Luiz Carlos Ribeiro.

Eles pretendem levar aos agricultores o que há de mais moderno e tecnológico nesse ramo, que está em constante evolução e desenvolvimento. “Por muitas vezes o agricultor deixa de aplicar em sua cultura ou não entra no momento certo, devido a alguns fatores como: altura da planta, solo encharcado, áreas declivosas de difícil acesso, dentre outros motivos. Sabemos que está cada vez mais complexo o tratamento fitossanitário de cereais e hortaliças. As pragas e doenças necessitam de atenção e de uma resposta rápida, com uma janela cada vez mais curta de aplicação. Sendo assim, apresentamos uma solução prática, eficiente e inovadora, que chega para somar: a pulverização via drone”, exalta um dos sócios-proprietários da Innovagro, Christoph Ritter.

O equipamento tem vários diferenciais, mas um dos mais importantes é o fato do drone ser guiado de forma totalmente autônoma, com sistema de GPS integrado, e base RTK, garantindo uma precisão centimétrica da aplicação e evitando desperdício de insumos. “Isso permite ter a mesma precisão da aplicação tanto de dia, quanto à noite”, comenta.

Vantagens da aplicação com drone

A pulverização por drone pode trazer diversas vantagens. O equipamento reduz ou ao menos pode contribuir para reduzir o amassamento das culturas, causado pela entrada das máquinas na lavoura.

Estima-se que o amassamento pode variar de 4% a 8%, dependendo do equipamento usado, mas o prejuízo não fica apenas no amassamento, pois ali “nos rastros” foi gasto sementes, adubos, defensivos, sem contar a calagem. Com isso, há aumento no custo de produção por hectare produtivo.

Sem o amassamento, o produtor poderá atingir o nível máximo de produtividade da sua lavoura. Com isso, o ganho a mais por não ter amassamento e prejuízos, paga os serviços de pulverização com o drone.

“Outra vantagem do nosso drone é o sistema de bicos rotativos, fazendo com que o entupimento se torne muito mais difícil de acontecer, e também facilita na regulagem do tamanho de gotas de aplicação, que varia de 90 até 500 micras, dependendo da necessidade do produtor e do clima”, afirma Ritter.

O equipamento trabalha com ultra baixa vazão, com quantidades aproximadas de cinco a 15 litros/ha, podendo variar conforme clima, cultura, produto, entre outras situações.

Por ser uma aplicação de defensivos “quase puros”, com pouca adição de água e uma grande concentração de princípio ativo nas gotas, a eficiência é garantida.

Alguns técnicos até dizem que possa existir a possibilidade de redução de dose dos defensivos, devido à sua alta concentração durante a aplicação.

A pulverização com drones, também tem algumas exclusividades, como o efeito downwash, no qual a força das hélices empurra o produto de forma precisa em direção das plantas, sistema parecido com o de um helicóptero.

A velocidade do equipamento pode atingir até 36 km/ha, dessa forma, com um ótimo rendimento diário de aplicação.

O drone também possui uma espécie de sonar, com isso o veículo aéreo consegue acompanhar o relevo, ficando sempre na mesma altura do topo da cultura. Esta altura é sempre definida previamente antes da decolagem. Desta forma, há uniformidade na aplicação, indiferente se o relevo é acidentado, ondulado ou reto. Ele mantém a mesma altura de voo.

Experimente a aplicação com Drones, consulte-nos e faça seu orçamento! Innovagro, a tecnologia a favor do campo.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Biotrigo