Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Paran Silos

Segunda-feira, 26 de abril de 2021

Cooperaliança 2020: um ano entre desafios e conquistas

A Cooperaliança realizou, no último dia 27 de março, nas instalações de sua indústria recém-construída, no distrito de Entre Rios, a 14ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da cooperativa. Devido à pandemia, o encontro ocorreu via internet, com os cooperadosacompanhando à distância os trabalhos de apresentação do desempenho das atividades no ano de 2020 e podendo participar das votações.

Na abertura, o presidente, Edio Sander, e a vice, Adriane Thives Araújo Azevedo, lembraram que o ano de 2020 foi de desafios também para a cooperativa. Por outro lado, ambos observaram que o período marcou uma conquista, com o final da construção do frigorífico próprio da Cooperaliança, um projeto que começou a partir da aprovação da idéia na AGO da cooperativa em 2014. Sanderressaltou que desejaria que o quadro social pudesse estar presente à assembléia que se realizava no novo local: “Gostaríamos de ter todos os nossos cooperados aqui presentes, hoje. Infelizmente, em função da pandemia, não é possível. Mas esperamos que nos próximos meses possamos contar com a visita de todos eles”.

Na prestação de contas, ao comentar os resultados do período, o presidenteobservou que 2020 trouxe efeitos sobre as metas: “O projeto que é o mais significativo em termos de receita foi o que não conseguiu realizar o orçado, lembrando que Insumos superou e Ovinos também. Mas o Projeto Bovinos foi o que mais sentiu o impacto dessa crise da pandemia.Tínhamos previsto abater 32 mil cabeças e abatemos somente 26.837, 16,13% a menos”. Com isso, prosseguiu, a receita operacional líquida da cooperativa como um todo se retraiu: “Tínhamos projetado R$ 188 milhões de receita e realizamos somente R$ 162 milhões. Em grande parte, isso ocorreu em função da queda do volume de animais abatidos, logicamente uma conseqüência do volume menor de comercialização. Mas a cooperativa recuperou em parte pelo preço, no segundo semestre do ano passado”.

Depois daquela etapa, que abrangeu ainda diversos outros números da cooperativa, um dos membros do Conselho Fiscal, Silvino Caus, leu o parecer do conselho sobre a prestação de contas, recomendando a aprovação, realizada pelos cooperados participantes da AGO. A assembléia também procedeu à votação para renovação de parte do Conselho Fiscal, além de apresentar e aprovar o orçamento de 2021.

Fundada em 2007, em Guarapuava, a Cooperaliança encerrou 2020 com 177 cooperados, em todas as regiões do Paraná eum município do Rio Grandedo Sul, além de 161 colaboradores. A cooperativa tem foco em carnes nobres de bovinos e ovinos e segundo o Relatório Anual 2020 possui clientes também em todas as regiões paranaenses, além de quatro municípios de Santa Catarina.

Diretoria:

Edio Sander - presidente

Adriane Araújo Azevedo - vice-presidente

Alceu Araújo - diretor tesoureiro

Roberto Ribeiro -diretor secretário

Herbert Schlafner - diretor vogal

Hermes Naivert - diretor vogal

Ciro Davi Delle - diretor vogal

Conselho Fiscal:

Efetivos

Helmuth José Seitz

Silvino Caus

Wienfried Mathias Leh

Suplentes

Alceu Lupepsa

Alex Stoetzer

Luiz Fernando da Rocha Loures

 

 

 

 

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Paran Silos