Site de notícias vinculado ao Sindicato Rural de Guarapuava

Pioneer

Sexta-feira, 28 de maio de 2021

Imposto de Renda: ainda dá tempo de destinar 3% para entidades sociais

O Sindicato Rural de Guarapuava informa que o prazo para declaração do Imposto de Renda vence no dia 30 de maio. E um assunto importante, ainda mais em meio à pandemia, que aumentou o número de pessoas em vulnerabilidade social, é a destinação, de parte do imposto, para entidades sociais. Em Guarapuava são dois destinos possíveis: Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) e Fundo Municipal para Infância e Adolescência (FIA).
Os contribuintes que optam pelo modelo completo, podem destinar até 3% do imposto de renda para projetos sociais. A destinação de parte do IR não representa nenhum gasto extra para o contribuinte. 
Basta fazer a doação no prazo estabelecido e dentro da porcentagem máxima permitida e incluir os dados na declaração de ajuste anual do IR a ser entregue. Com isso, o percentual doado deixa de ser recolhido ao caixa da União e é diretamente destinado ao conselho, projeto ou programa escolhido pelo contribuinte.
Para destinar ao FIA é possível direcionar o recurso a um dos projetos inscritos no banco de projetos do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). Basta acessar o site da Prefeitura de Guarapuava, www.guarapuava.pr.gov.br, na aba COMDICA ou destinar diretamente para o Fundo, sem a indicação da entidade. Neste caso, o recurso será rateado para todos os projetos, conforme resoluções do Conselho.
Quanto ao Fundo do Idoso não há banco de projetos regulamentado, portanto, não é possível direcionar a destinação a uma entidade. Os recursos serão repassados de acordo com a legislação e critérios do Conselho do Idoso.

Entidades cadastradas no FIA (Fundo Municipal para Infância e Adolescência):
Associação Anjos Inocentes
Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios – ABSER
Associação Canaã
Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais – APADEVI
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guarapuava – APAE
Caritas Socialis
Instituto Ação Social João Paulo II
Instituto de Ação Social Renascer
Instituto Assistencial Dom Bosco

Entidades Cadastradas no Fundo do Idoso:

Associação Casa de Passagem e Apoio a Pessoa com Câncer - ACEPAC 
Associação Estudos, Pesquisas e Auxílio às pessoas com Alzheimer – AEPAPA

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.


Pioneer